Pesquisa inédita analisou mais de 6 mil reportagens de 19 veículos para esmiuçar a cobertura jornalística da eleição brasileira

Como a imprensa estrangeira vê a eleição brasileira? Para responder a essa pergunta, o See Suite, laboratório de estudos de mídias sociais da Universidade de Geórgia (EUA), fez uma análise sobre o interesse da imprensa internacional sobre as eleições no Brasil entre janeiro e setembro de 2018.

Ao todo, foram analisadas 6.543 reportagens sobre as eleições brasileiras em 19 veículos de imprensa pesquisados de oito países. Desses, 1.744 tratavam especificamente dos presidenciáveis. As notícias foram classificadas entre negativas e positivas.

Entre os principais temas noticiados pela imprensa internacional estavam projetos para unir o país, assuntos relacionados a partidos políticos, propostas econômicas, corrupção e Lula. As tentativas dos candidatos de unificar os votos lideram as matérias consideradas positivas. Entre as matérias negativas, o destaque fica para a corrupção.

Clique aqui e leia a matéria completa sobre o assunto publicada na Folha de S. Paulo.

 

Empresas reforçam mensagem pelo voto consciente